Plano Pedagógico

OFICINA DE INICIAÇÃO À ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

MINISTRANTE: Sandra Baron

OBJETIVOS:

  • Despertar o contador de histórias que existe em cada um;
  • Valorizar a relação do contador com os contos e livros como fonte de inspiração na busca de disseminar, pela prática, o direito de formar leitores e encantar ouvintes;
  • Buscar uma conscientização sobre a importância de contar histórias;
  • Disseminar agentes multiplicadores da arte de contar histórias.

EMENTA DO CURSO:  Será abordado de maneira prática os princípios básicos da arte de contar histórias e seus elementos técnicos (corpo, voz, intenções, etc), bem como a exposição dos elementos técnicos essenciais para o trabalho do contador de histórias desde a escolha do texto, até os cuidados e atenções para garantirem uma boa performance na hora de contar.

METODOLOGIA: Através de exercícios práticos específicos, explorar os seguintes itens de formação e desenvolvimento do contador de histórias: a desinibição, o ato de narrar, o estilo narrativo, as variações de narrativas, a colocação de voz, a ocupação cênica do espaço, o uso da expressão corporal, o ouvir histórias como fonte comparativa de aprendizado, os recursos auxiliares e a interação com o grupo.

FORMAS DE AVALIAÇÃO: Conversação em conjunto para avaliação dos resultados obtidos em cada etapa da oficina.

NÚMERO DE PARTICIPANTES e DURAÇÃO: para 8 participantes, 8 horas/aula; para 20 participantes 20 horas/aula.

ESPAÇO FÍSICO NECESSÁRIO:  Sala ampla e arejada, com piso térmico que possibilite sentar, deitar e até rolar no chão. Ponto de energia elétrica para ligar equipamento de som. Cadeiras e mesa reservadas para intervalo de lanche. Biblioteca anexa ou de fácil acesso para exercício pratico com  literatura infantil.

PÚBLICO ALVO: maiores de 18 anos, educadores, arte-educadores, pais, recreadores, principiantes  e demais interessados na arte de contar histórias.

“O ato de contar histórias estimula a leitura, pois nos convida a entrarmos  em um mundo de conhecimento, de informação, de curiosidades e estabelece um vínculo entre ouvinte e literatura.”


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s